Foto Divulgação

Prestes a começar a estreia dos brazucas Bellucci, Monteiro e Rogerinho no ATP 250 de Houston, voltamos no tempo e relembramos que na lista dos grandes vencedores de Houston, em 1996, o campeão foi Fernando Meligeni, o nosso Fininho.

Antes de se fixar no Texas, em 2001, este grande torneio foi jogado no saibro de várias cidades e em 1996, na cidade de Pinehurst, na Carolina do Norte. Um participante nosso estava na chave de 32: era Fernando Meligeni. Em um ano que estava ele estava tinindo, quando chegou ao quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Atlanta, quase abocanhando uma medalha.

Meligeni com o troféu de campeão em Pinehurst. Foto: Divulgação Tennis Forecast

Fino chegou lá meio como não quer nada e foi faturando “um a um” seus oponentes. Na primeira rodada pegou um italiano vindo do quali, Fabio Maggi e venceu por 6/3 e 6/3. Nas oitavas rodada enfrentou um australiano especialista em duplas, Todd Woodbrigde e ganhou de virada em difíceis três sets – 6/7, 7/6 e 6/1. Nas quartas, aconteceu seu grande desafio, enfrentar o campeão de Wimbledon e outro australiano: Patrick Rafter.

Fino não se amedrontou e de virada também venceu uma das grandes partidas de sua carreira por 3/6, 7/6 e 6/3. Uma loucura! Na semi, outra virada e mais um australiano derrotado: Jason Stoltenberg por 2/6, 6/0 e 6/4. Na grande final, como enfrentar o ex-número 1, o sueco Mats Wilander, mas que felizmente já estava em declínio e não deu muito trabalho ao nosso brazuca: 6/4 e 6/2. Uma vitória emocionante, que Fininho e seu técnico Ricardo Acioly, o Pardal,  jamais vão esquecer. E nós também!

Confira abaixo os melhores momentos da final entre Meligeni e Wilander: