O Instituto Sports anunciou nesta sexta-feira (20) o primeiro torneio Future realizado no Brasil em 2017, com mais dois eventos seguidos dentro do estado de São Paulo. De 11 a 19 de novembro vai acontecer o IS Open Santos, no Tênis Clube da cidade de Santos, litoral paulista. A competição contabiliza pontos para o ranking mundial da ATP e possui US$ 15 mil de premiação total.

“Os Futures são a porta de entrada para o circuito profissional do tênis. Em novembro, a cidade de Santos deverá reunir as principais apostas do tênis brasileiro em busca dos primeiros pontos na ATP. Além disso, estes torneios sempre oferecem a oportunidade dos mais jovens competirem com jogadores experientes que também precisam seguir pontuando no ranking”, disse Danilo Marcelino, diretor do torneio e presidente do Instituto Sports.

Na próxima semana, a ITF irá anunciar a lista com 20 jogadores inscritos para a disputa no saibro do Tênis Clube santista. Em seguida, a organização revelará quatro wild cards (convidados) que irão compor a chave principal, finalizada com outros oito jogadores provenientes do qualifying.

ITF Futures

Considerado o primeiro estágio do circuito profissional, os eventos da série Future sucederam os torneios Satellites e são organizados pela ITF, a mesma entidade responsável pelos Grand Slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Segundo informações divulgadas pela ATP, em 2014, todos os tenistas presentes em seu ranking mundial em algum momento da carreira passaram pelo circuito Future ou Satellites.

A competição, segundo regulamento da ITF, exige que cada país realize ao menos três eventos em semanas consecutivas. Desta forma, Santos abre o calendário como o primeiro Future brasileiro, em 2017, e nas semanas seguintes a gira segue para São Paulo, em outro evento organizado pelo Instituto Sports, e se encerra em São Carlos, no interior do estado.

Crédito informações: Assessoria de Imprensa Instituto Sports