Foto: Reprodução/Instagram Thiago Monteiro

Thiago Monteiro (118º) está nas quartas de final do ATP 250 de Quito. Nesta quinta-feira, o brasileiro sofreu, mas superou o italiano Alessandro Giannessi (159º) por 2 sets a 1, com parciais de 7/6(4), 4/6 e 7/5, avançando na capital equatoriana.

Com o importante triunfo, o cearense se aproxima de voltar ao top 100 do ranking masculino. Além disso, também está perto de ultrapassar Rogério Dutra Silva e se tornar número 1 do Brasil. Nesta semana, ele é o 3, mas com os resultados de Quito já superou Thomaz Bellucci.

No primeiro set, a partida foi equilibrada, mas Monteiro teve boa chance de fechar, ao abrir 5/4 com quebra de saque. Porém, ele perdeu o serviço na sequência. O duelo foi para o tiebreak e, no desempate, melhor para Thiago, que venceu por 7/4.

Veja também:
Franceses fazem valer o fator casa e avançam às quartas em Montpellier
Wawrinka sai atrás, mas avança às quartas no ATP de Sofia

A segunda parcial foi de Giannessi. Conseguindo quebrar no nono game, bastou ao europeu confirmar o saque na sequência para marcar 6/4 e empatar a partida, forçando o terceiro.

No set decisivo, equilíbrio mais uma vez. E sofrimento para o cearense. Ele precisou salvar quatro break points para, no 12º game, conquistar a quebra decisiva, impedindo novo tiebreak e fechando o duelo em 7/5, garantindo lugar nas quartas de final.

Na próxima etapa, Thiago terá um grande desafio. Nesta sexta, ele encara o francês Gael Monfils (43º), cabeça de chave 3 e uma das principais estrelas do torneio de Quito e de toda a gira de saibro, já que ele também estará no Brasil para as disputas do Rio Open e do Brasil Open.

Com dificuldades, Monfils superou o jovem norueguês Casper Ruud (122º), sensação do último Rio Open, quando atingiu as semifinais. Gael precisou de três sets para marcar 6/4, 3/6 e 6/4, em 1 hora e 48 minutos.