Foto: Divulgação/Fed Cup

Os Estados Unidos nem precisaram de Serena Williams para abrirem vantagem no primeiro dia de duelos do Grupo Mundial da Federation Cup. Em casa, a equipe venceu os dois jogos de simples, com Venus Williams e Coco Vandeweghe, e fez 2 a 0 na Holanda.

LEIA MAIS:
+ Wawrinka cai para qualifier bósnio na semifinal em Sofia e segue para Roterdã
+ Pouille e Gasquet vencem e fazem decisão francesa em Montpellier

No primeiro jogo, Venus venceu com facilidade a holandesa Arantxa Rus, com parciais de 6/1 e 6/4, triunfando em sua 1000ª partida na carreira. Já Coco Vandeweghe teve mais dificuldade, mas superou Richel Hogenkamp por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (6) e 6/3.

Serena, que não joga uma partida oficial desde o Aberto da Austrália de 2017, acompanhou tudo de perto, no box da equipe norte-americana. A dona de 23 Grand Slams ainda teve a companhia de sua filha, nascida em setembro, e do marido. A expectativa é que a ex-número 1 do mundo entre em quadra neste domingo.

República Tcheca abre vantagem; Dois confrontos terminam empatados

Mesmo sem Karolina Pliskova, principal jogadora do país, a República Tcheca venceu os dois confrontos contra a Suíça e ficou em situação confortável na Fed Cup.

O primeiro ponto veio com o triunfo de Petra Kvitova sobre Viktorija Golubic, com parciais de 6/2, 1/6 e 6/3. Na sequência, Barbora Strykova superou Belinda Bencic, esperança da Suíça, em sets diretos, por 6/2 e 6/4.

No duelo entre França e Bélgica, empate por 1 a 1. No embate que abriu a disputa, a belga Elise Mertens atropelou Pauline Parmentier por 6/2 e 6/1. No segundo jogo, a francesa Kristina Mladenovic deixou tudo igual ao bater Kirsten Flipkens por 6/2 e 6/4.

Por fim, Bielorrússia e Alemanha também encerraram o primeiro dia com igualdade no placar. Aryna Sabalenka virou sobre Tatjana Maria por 4/6, 6/1 e 6/2, mas Antonia Lottner empatou para a Alemanha ao superar Aliaksandra Sasnovich por 7/5 e 6/4.

Neste domingo serão realizados os três confrontos finais para decidir as quatro nações que seguem vivas no Grupo Mundial da Fed Cup. O terceiro e o quarto jogos de cada embate serão de simples, enquanto o quinto será de duplas. Quem avançar disputa as semifinais em abril.