Entre os dias 22 e 24 de setembro acontece pela primeira vez a Laver Cup, torneio exibição a ser realizada em Praga, na República Tcheca, que reunirá grandes nomes do circuito mundial num evento mais do que especial. O TENNIS INFO preparou um guia completo com as principais informações do torneio. Confira:

O homenageado

O nome do torneio homenageia o ex-tenista australiano Rod Laver, considerado por muitos um dos maiores nomes da história do esporte. Laver possui mais 200 títulos conquistados e é o único na história a vencer os 4 torneios de nível Grand Slam na mesma temporada em duas ocasiões, nos anos de1962 e 1969. Respeitado como poucos no mundo do tênis, ele também dá o nome a quadra central do Australian Open, a Rod Laver Arena.

As equipes

A competição está dividida em duas equipes, uma contendo apenas jogadores europeus e outra com tenistas do ‘resto do mundo’. Veja a escalação:

O Time Europa contará com o suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal, o alemão Alexander Zverev, o croata Marin Cilic, o austríaco Dominic Thiem e tcheco e anfitrião Tomas Berdych.

VEJA TAMBÉM
+ Roger Federer chega em Praga para disputa da Laver Cup

No Time Mundo, estarão em ação os norte-americanos Sam Querrey, John Isner, Jack Sock e Frances Tiafoe, o australiano Nick Kyrgios e o canadense Denis Shapovalov.

Os Capitães

Dono de onze títulos de Grand Slam, o sueco Bjorn Borg está confirmado como capitão do time europeu e contará com o auxílio de seu compatriota Thomas Enqvist, vice-campeão da edição de 1999 do Australian Open.

SAIBA MAIS
+ Ator de “Transformers” será McEnroe em filme sobre rivalidade com Borg

Já o time do resto do mundo contará com o norte-americano John McEnroe como líder. Tetra campeão do US Open, ele terá como vice-campeão seu irmão Patrick McEnroe, conhecido pelo título de duplas de Roland Garros em 1989.

Borg e McEnroe protagonizaram uma das maiores rivalidades da história do tênis no século passado, que inclusive ganhará um filme nas próximas semanas.

Formato de Disputa

O torneio será disputado em três dias e em cada um deles serão disputados três jogos de simples e um de duplas. Todos os jogos serão disputados em melhor de três sets e em caso de empate um super tiebreak até 10 pontos definirá o ganhador. Um sorteio definirá os confrontos no começo de cada dia de competição.

Cada partida ganha renderá um ponto para a equipe na sexta-feira, dois pontos para os duelos do sábado e três para os confrontos do domingo. O primeiro time a alcançar treze pontos – de 24 possíveis no total – será o vencedor. Em caso de empate em 12 a 12 será disputada uma última partida de duplas para definir os campeões.

Cada jogador participará de pelo menos uma e no máximo duas partidas de simples. Pelo menos quatro tenistas de cada equipe jogarão duplas e nenhuma combinação de parceiros pode ser refeita, com exceção de necessidade de desempate no 12 a 12.

Local 

As quadras duras da O2 Arena serão o palco do torneio em sua primeira edição e os tenistas vão jogar num piso rápido preto, algo bem raro e talvez nunca antes utilizado. A partir da próxima temporada começará um rodízio entre os continentes e a Laver Cup será realizada nos Estados Unidos.

Federer e Nadal juntos?

Federer e Nadal são as principais atrações da Laver Cup. Foto: Divulgação

Melhores tenistas da temporada, Federer e Nadal possivelmente realizarão o sonho de muitos fãs e jogarão juntos em uma partida de duplas. A parceria ainda não foi confirmada, mas pode ser o ponto alto do torneio. O suíço, inclusive, comentou a possibilidade da parceria:

“Ainda não sei quem jogará duplas em nossa equipe, mas me encantaria jogar com Rafa (Nadal) ou com Tomas (Berdych), seria uma grande dupla”, comentou o Leão da Montanha.

Guia de TV

O grupo ESPN tem a exclusividade dos direitos de transmissão da Laver Cup e passará as partidas nos Canais ESPN, ESPN+ e na plataforma digital WatchESPN.

Confira a programação detalhada do torneio na ESPN:

SEXTA-FEIRA:
7h – ESPN e WatchESPN
14h – ESPN + e WatchESPN

SÁBADO:
8h – ESPN e WatchESPN
14h – ESPN + e WatchESPN

DOMINGO:
7h – ESPN e WatchESPN