Foto: Ben Solomon/Tennis Australian

Depois de enumerar os grandes melhores duelos do ano em torneios de seu circuito, a ATP World Tour publicou uma lista com as cinco melhores partidas realizadas em torneios da série Grand Slam. Confira a lista:

1) Federer derrota Nadal e fatura o 18º título de Grand Slam

A final do Australian Open foi condecorada o grande momento do ano nos quatro maiores torneios do mundo do tênis. Trazendo um empolgante duelo de cinco sets entre a dupla ‘Fedal’, a decisão contou com um alto nível de tênis vindo de dois jogadores que, apesar de estarem na lista de maiores de todos os tempos, vinham de lesão e ocupavam posições mais baixas no ranking. Mesmo com o momento irregular, Roger Federer e Rafael Nadal fizeram uma campanha espetacular em Melbourne, provando que a idade é só um número para eles. O campeão foi o Maestro, que fechou o placar com parciais de 6/4, 3/6, 6/1, 3/6 e 6/3 após 3h37 de confronto.

Veja os melhores momentos:

2) Delpo ressurge das cinzas, vira jogo espetacular contra Thiem e segue vivo no US Open

Na sequência da lista aparece o confronto entre o argentino Juan Martin del Potro e o austríaco Dominic Thiem, pelas oitavas de final do US Open. O duelo começou tranquilo para Thiem, que via o adversário combalido por conta de uma forte gripe.

Assim, ele rapidamente abriu dois a zero, mas foi surpreendido por uma recuperação impressionante da Torre de Tandil. Ativando seu ‘modo fênix’, Delpo ressurgiu das cinzas para tirar a vantagem e sacramentar a vitória com parciais de 1/6, 2/6, 6/1, 7/6 (7-1) e 6/4 em três horas e 36 minutos. Heroico.

Relembre:

3) Nadal supera Dimitrov em batalha emocionante e chega à decisão no AO

Para definir a medalha de bronze, o site oficial da Associação de Tenistas Profissionais usou a seguinte frase: “Apenas um jogador pode ganhar uma partida de tênis. Mas nesta semifinal do Grand Slam, ambos os competidores saíram da quadra com as cabeças erguidas”.

Isso tudo pode parecer clichê, mas no caso da semifinal do Australian Open entre Nadal e o búlgaro Grigor Dimitrov é a mais pura verdade. Por fim, coube ao Touro ficar com a vitória, fechando com o placar final de  6/3, 5/7, 7/6(5-7), 6/7(4-7), 6/4 em gritantes quatro horas e cinquenta e seis minutos.

Confira os melhores momentos:

4) Muller elimina Nadal em partida histórica de 4h47 e avança em Wimbledon

Vencer Nadal em um Grand Slam é não é das tarefas mais fáceis, com visto no tópico acima. O espanhol é sempre aguerridos e dificilmente entrega o osso. Mesmo com tudo isso contra, o luxemburguês Gilles Muller fez história na grama sagrada de Wimbledon ao vencer Rafa em cinco sets com placar de 6/3, 6/4, 3/6, 4/6, 15-13. Sem dúvidas, um espetáculo de partida.

Veja como foi:

5) Stan Wawrinka supera Murray em batalha de 4h35 e é finalista em Roland Garros

A quinta posição ficou para a vitória do suíço Stan Wawrinka sobre o britânico Andy Murray em Roland Garros. O duelo de 4 horas e 35 minutos parecia encaminhado em favor do então número #1, que se aproximou de repetir o resultado do ano anterior e novamente ir à final. Porém, Wawrinka teve uma n retomada para fazer  6-7(8), 6-3, 5-7, 7-6(3) e 6-1 em 4h35 e disputar a decisão em Paris.

Veja os melhores momentos: