Reprodução/Instagram @jessiebearden

Às vésperas da disputa do Australian Open, os dois campeões da categorias de simples na última edição foram homenageados de uma forma incrível. Utilizando bolinhas de tênis, a artista plástica Jessie Bearden recriou o suíço Roger Federer e a norte-americana Serena Williams.

Leia mais:

Em entrevista ao Tennis Info, a norte-americana de 26 anos, que já fez trabalhos para McDonald’s, MTV e a cantora Taylor Swift contou que os retratos dos tenistas foi um dos projetos mais queridos por ela e por seu público. “Por ter essa escala, esse projeto levou tudo a outro nível. Acho que era isso o que as pessoas queriam ver”.

Veja a entrevista completa:

🎾 2100 tennis balls later…@serenawilliams Ready for big things in 2018! DRONE by @carlyberryhill @lantanafilms THANK YOU @readwithapenn @abbielmatt @bsbearden1 @LostCreekCountryClub @kbcalligraphy • • • • • • #nike #nikecourt #nikewomen #serenawilliams #wilson #tennis #USopen #USTA #drone #art #Ausopen #instagood #artfido @australianopen @nike @nikecourt @wilsontennis @usopen @usta @nikewomen @instagram

A post shared by Jessie Bearden (@jessiebearden) on

1) De onde surgiu a ideia para fazer estas obras?
Antes de começar esse trabalho minha escala de trabalho era menor – em torno de 2,4 metros – e sempre desejei expandir para um tamanho maior. Recentemente comecei a jogar tênis novamente e me inspirei quase que instantaneamente nas cores e nos movimentos.

2) Qual sua relação com o tênis? Já acompanhava o esporte antes de começar a fazer os vídeos?
Minha mãe joga tênis, então sempre estive perto das quadras e assistindo os torneios na TV. Cheguei a fazer aulas aqui e acolá quando criança, mas fiquei sem jogar por doze anos antes de retornar aos treinos alguns meses atrás.

3) Quanto tempo os projetos levaram para serem feitos? E quantas bolinhas foram utilizadas?

O planejamento do projeto demorou mais tempo do que a própria execução. Planejei por cerca de um mês para garantir que a escala e os materiais funcionassem da forma como imaginava. A execução em si levou algo em torno de 3 a 4 horas e utilizei 2.100 bolinhas em cada um deles.

4) Além das bolinhas, você também utiliza alguns materiais incomuns, como folhas, frutas e etc. De onde surgiu a inspiração para trabalhar com estes materiais? Você teve alguma influência ou conhece o trabalho do brasileiro Vik Muniz*?
Eu gosto de me desafiar usando materiais não ortodoxos. Não conhecia Vik Muniz quando comecei, mas as pessoas rapidamente apontaram as semelhanças do nosso trabalho. Eu acho isso um elogio muito bacana!

*Vik Muniz é um artista plástico brasileiro radicado nos EUA. Assim como Bearden, ele busca trazer novos em seus trabalhos, com destaque para o uso de lixo, açúcar e chocolate. Em 2010, lançou o documentário Lixo Extraordinário e fez a abertura novela ‘Passione’, da Globo.

5) Qual dos seus projetos é o preferido dos fãs?
Por ter essa escala, esse projeto levou tudo a outro nível. Acho que era isso o que as pessoas queriam ver. Espero continuar esta série de retratos em larga escala, trabalhando com diferentes jogadores e diferentes esportes.

Acompanhe Jessie nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/jessiebearden
Site: www.jessiebearden.com
Facebook:https://www.facebook.com/jessiemaxwellbearden/