Reprodução Facebook/Jaime Oncins

Há dois anos e meio atrás, Jaime recebeu uma proposta para ser o head coach de uma das melhores high schools do Estados Unidos, a Montverde em Orlando, Flórida.

Uma oportunidade nova, um novo desafio, para quem durante muitos anos enfrentou como jogador o circuito profissional chegando ao número 30 do mundo em simples e entre os 10 do mundo em duplas, com o vice-campeonato de duplas mistas em Roland Garros. Jaime também foi o único brasileiro a colocar o Brasil duas vezes nas semifinais da Davis Cup.

Ir para os EUA num novo desafio, muito simples não? Se você está sozinho, moleza, mas quando você tem 3 filhos em idades diferentes, que não falavam inglês para irem estudar lá, e um modo de vida completamente diferente, não tenho tanta certeza assim. A decisão não depende só da pessoa, mas se toma em família e nesse aspecto ele sempre teve um apoio fundamental de sua esposa Luciana que encara qualquer parada.

Bem, na vida certos momentos você tem que decidir e ir em frente, exatamente como se faz nos jogos de tênis. Ou você encara e vai para a bola ou a oportunidade passa. Isso o Jaime conhece faz tempo. Decisão tomada, pessoal tendo 6 meses aula de inglês para frequentarem a escola e vamos ao desafio.

Resultados com dois anos e meio de EUA:

Todos os filhos fluentes em inglês e melhores alunos em suas classes, frequentando o honors time da escola, sendo que o mais velho Lucas se formou e entrou na Universidade. Jaime implantou um trabalho novo e no primeiro ano como head coach, foram campeões do distrito e vice do State Championships.

Neste ano de 2017, na continuação do trabalho e metas, treinando duro o pessoal e principalmente desenvolvendo um forte espírito de equipe, onde todos apoiam todos incondicionalmente, conquistaram simplesmente todo o percurso:

– 10 vitórias na pré-temporada

– Campeões do distrito – venceram 8 escolas

– Regional – bateram 4 escolas

– Campeões estaduais com as 8 melhores escolas da Flórida, sendo que na final bateram, a Gulliber Prep, que havia conquistado o título nos 2 últimos anos.

– Detalhe: não perderam um único set na competição.

RESULTADOS

– Escola: campeã da Flórida com título e vitória invicta.

– Jaime: primeiro ganhou o título de “Coach of The Year”, de todos os esportes da escola Montverde.

– Nesta semana: O prêmio de “Coach Of The Year” do estado da Flórida.

Mais uma vez amigos, o tênis nos ensina que há momentos que temos que ir para o winner, rs! Deixo aqui com muito orgulho, um parabéns pela conquista dos novos desafios e o reconhecimento do trabalho do meu irmão nos EUA.

Para quem quiser estudar o high school e ter essa oportunidade, recomendo.

Compartilhar
Eduardo Oncins
Como profissional participou de todos os Grand Slams, integrou a equipe da Copa Davis em 1982 e com 15 anos já tinha pontos na ATP. Além do tênis é faixa preta de Aikido e utiliza várias técnicas da arte marcial como ferramenta para o desenvolvimento de tenistas.