Foto: Reprodução Twitter/Argentina Open

O Brasil teve dia positivo na primeira rodada do qualificatório para o ATP 250 de Buenos Aires, que acontece na próxima semana. Entre os quatro atletas do país que começaram a busca por um lugar na chave principal, três avançaram à rodada final da disputa.

Rogério Dutra Silva (101º), Thomaz Bellucci (108º) e Guilherme Clezar (222º) triunfaram na capital argentina, enquanto João Souza (240º) caiu para o português Gastão Elias (115º), de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/0.

Rogerinho superou o anfitrião Andrea Collarini (228º). Ele levou susto ao perder o primeiro set em longo tiebreak, vencido pelo rival por 11/9. O brasileiro reagiu, fez 6/3 no segundo set e contou com a desistência do adversário quando o placar do terceiro era 2/1 para Dutra Silva.

Veja também:
Mesmo sem Serena, EUA vencem Holanda e abrem vantagem na Fed Cup
Wawrinka cai para qualifier bósnio na semifinal em Sofia e segue para Roterdã

Em busca de lugar na chave principal, o número 1 do país (que perderá o posto para Thiago Monteiro na próxima atualização do ranking) terá o compatriota Clezar pela frente, o que garante pelo menos um atleta nacional na chave. O gaúcho fez 7/5 e 6/0 no argentino Renzo Olivo (153º).

Por fim, Bellucci conseguiu sua primeira vitória após voltar de suspensão por doping. Contra o convidado local Juan Ignacio Galarza (361º), ele fez duplo 6/4 e avançou. Na luta para chegar à chave principal, Thomaz encara mais um atleta que recebeu wild card para o quali: o anfitrião Hernan Casanova (315º).

Em sorteio realizado neste sábado, os confrontos da primeira rodada foram definidos. Thiago Monteiro não terá vida fácil, já que encara o espanhol Fernando Verdasco (40º). Os principais cabeças de chave são Dominic Thiem (6º) e Pablo Carreno Busta (10º).